As vantagens de morar em Mato Grosso


Morar no Estado de Mato Grosso é uma dádiva, mas tem seus prós e contras. Porém hoje irei me atentar em dizer somente as vantagens de morar nesse Estado próspero e de gente caipira, sim, nós somos aquele povo com uma mistura de todos os outros lugares do Brasil mas que conserva a raiz caipira.

Segurança

Diferente de outros lugares do Brasil o Mato Grosso é um estado onde se tem muita segurança, apesar de termos cidades violentas, a minha é um exemplo disso nos últimos dias, possui muita segurança. Eu já viajei por muitas cidades aqui e em todas elas as pessoas possuem a liberdade de carregarem suas bolsas, mexer com celular na rua, inclusive na minha cidade tem bastante adolescentes que andam pelas ruas com o som alto no celular. Por mais que a violência tem crescido nos últimos anos, Mato Grosso ainda é muito seguro em relação a outros Estados.


Simplicidade

Em Mato Grosso há muitas cidades onde o povo é simples e recebe de forma hospitaleira seus visitantes e novos moradores. Cidades como Sinop, Matupá, Nova Xavantina, e a própria capital Cuiabá também tem pessoas que costumam ser prestativas, muitas dessas cidades também estão todo o tempo recebendo pessoas de vários outros Estados e lugares do mundo, fez com que a cultura matogrossense se enraizasse com outras culturas.

Tranquilidade

Mato Grosso possui diversas cidades pequenas e que possuem a vantagem de serem tranquilas e não terem o grande trânsito e o tumulto dos grandes centros. Por possui uma economia do campo essas cidades pequenas também possuem um custo de vida mais barato, possibilitando que se tenha sua própria horta e a criação de animais. 

Aventuras 

Em várias cidades de Mato Grosso tem outros tipos de passeios que são mais comuns, a pesca é o primeiro deles, na cidade de Cáceres por exemplo existe um Festival de Pesca que é bastante conhecido no Estado. Outros passeios como trilhas, eu lembro que quando eu era criança eu fui em uma trilha com a minha escola, isso quando eu morava em Guarantã do Norte. Motocross, eu fui assistir a um motocross, na infância também. Existem cachoeiras, uma cidade conhecida pelas cachoeiras é Chapada dos Guimarães.  Sem contar que as pessoas mais antigas, não sei se os mais novos fazem isso mas os homens se reuniam e iam caçar, geralmente comiam esses animais. Essas e outras aventuras que o povo matogrossense vivem.

Comidas

No Mato Grosso a gente tem uma mistura de vários outros Estados. Tem gente de toda parte do Brasil possível, existem cidades que são conhecidas por serem cosmopolitas, um exemplo disso é a nossa capital Cuiabá, eles tem o chá com bolo cuiabano, porque o Mato Grosso é uma mistura, então quem é matogrossense cresce conhecendo um pouco de cada cultura e cada comida. 

Sertanejo

Esse é um estilo musical predominante em muitos Estados do Brasil, eu me arrisco dizer que é unanime, seria mais fácil procurar algum em que não se toque o sertanejo, mas no Mato Grosso a moda de viola, violão e tudo o que remete a moda caipira e nos últimos anos o Sertanejo Universitário é  muito nítida a preferência dos matogrossenses por esse estilo. Um exemplo é a Bruna Viola, conhecida no País por suas modas de viola. 


Essas são as vantagens de se morar no Mato Grosso que eu separei, é claro que as opiniões podem divergir ou ir de encontro com outras pessoas que moram nesse Estado.  

You May Also Like

0 comentários